Plataformas de dados
Going Digital Toolkit
https://goingdigital.oecd.org/
The Going Digital Toolkit helps countries assess their state of digital development and formulate policies in response. Data exploration and visualisation are key features of the Toolkit.
PORTUGAL DIGITAL
https://portugaldigital.gov.pt/indicadores/
A Portugal Digital existe para acelerar a transformação digital do país para que ninguém fique para trás, projetando Portugal no mundo, rumo a uma nação digital.
FCCN Indicadores e Dados de Uso
https://www.fccn.pt/indicadores
Consulte informação relativa à performance dos serviços que a FCCN disponibiliza para efeitos de ensino a distância, nomeadamente número de participantes e sessões, acessos por geografia, evolução mensal, entre outros.
PORDATA
https://www.pordata.pt
Recolha, organização, sistematização e divulgação da informação sobre múltiplas áreas da sociedade, para Portugal, municípios e países europeus.
dados.gov
https://dados.gov.pt
O catálogo central de dados abertos em Portugal
Iniciativas digitais
EUSOUDIGITAL
https://www.eusoudigital.pt
Programa de Capacitação Digital que irá ajudar mais de 1 milhão de portugueses adultos que nunca usaram a internet.
Apps for Good
https://www.appsforgood.org.pt
Um programa educativo tecnológico, que desafia alunos e professores a desenvolverem aplicações para smartphones ou tablets, mostrando-lhes o potencial da tecnologia na transformação do mundo e das comunidades onde se inserem.
UPskill
https://upskill.pt
Um projeto, de âmbito nacional, que tem como objetivo requalificar profissionais, de modo que, após o adequado período formativo, possam ser integrados nas Empresas que tenham necessidades de quadros nas áreas das tecnologias digitais.
Engenheiras Por Um Dia
https://www.engenheirasporumdia.pt/
O Projeto Engenheiras Por Um Dia promove, junto das estudantes de ensino não superior, a opção pelas engenharias e pelas tecnologias, desconstruindo a ideia de que estas são domínios masculinos.
ENSICO
https://ensico.pt
A ENSICO defende o ensino da Computação para todos os estudantes do ensino Básico e Secundário propondo um programa e metas curriculares que promovem a literacia e ética digital assente no domínio das Ciências da Computação.
NAU
https://www.nau.edu.pt
Ensino e Formação Online para Grandes Audiências” é um projeto online, pioneiro a nível nacional, de suporte ao ensino e formação, dirigido a grandes audiências
Documentos de referência
Advanced Computing Portugal 2030 ACP.2030
A science, innovation and growth strategy to foster Advanced Computing in Portugal in the European context, oriented towards building a world-reference high-performance computing ecosystem.
AI PORTUGAL 2030
PORTUGUESE NATIONAL INITIATIVE ON DIGITAL SKILLS
An innovation and growth strategy to foster Artificial Intelligence in Portugal in the European context
DigComp 2.2
The Digital Competence Framework for Citizens
The Digital Competence Framework for Citizen (DigComp) provides a common understanding of what digital competence is.
CLOSING THE GENDER GAP IN DIGITAL TECHNOLOGIES
The action plan is organised into different sections. A first part tries to demonstrate how this plan is integrated in wider and structural policies for equality promotion taking place at national and at the EU level. A second section is discussing the end of line problem – lack of women and girls in IT education fields and careers – by analysing its impact in women and girls’ opportunities to participate, in economy and in the wider society growth.
Estratégia de Dados Abertos INCoDE.2030
A Estratégia de Dados Abertos (EDA) é proposta no âmbito do INCoDe.2030 e constrói sobre o trabalho que está a ser realizado internacionalmente sob as designações “Open Data” e “Open Science”.
Índice de Digitalidade da Economia e da Sociedade – Após 2023 | 2022 | 2021
A Comissão Europeia acompanha, desde 2014, o progresso digital dos Estados-Membros através dos relatórios do Índice de Digitalidade da Economia e da Sociedade (IDES). Todos os anos, os relatórios incluem perfis nacionais, bem como capítulos temáticos que apresentam uma análise das principais áreas da política digital ao nível da UE.
A partir de 2023, e em consonância com o Programa Político para 2030 para a Década Digital, o IDES é agora integrado no relatório sobre o estado da Década Digital e utilizado para acompanhar os progressos na consecução das metas digitais.
A Educação Digital nas Escolas da Europa
Esta secção inicial coloca em destaque um conjunto de inferências particularmente relevantes para os decisores políticos, sendo o produto de uma análise aos dados nacionais efetuada a partir de uma abordagem comparativa.
Fontes de dados
DGEEC – Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência
https://www.dgeec.medu.pt
Estatísticas – Bases de Dados – Estudos – Parcerias – Inquéritos – Indicadores – Sistemas e Tecnologias
Eurostat – European statistics
https://ec.europa.eu/eurostat
Eurostat offers a wealth of information: In order to present our statistics in a user-friendly and understandable way, we produce different products and tools for you which are all free of charge.
OECD – Organisation for Economic Co-operation and Development
https://www.oecd.org
A unique forum and knowledge hub for data and analysis, exchange of experiences, best-practice sharing, and advice on public policies and international standard-setting.
DESI – Digital Economy and Society Index
https://digital-strategy.ec.europa.eu/en/policies/desi
The Digital Economy and Society Index (DESI) summarises indicators on Europe’s digital performance and tracks the progress of EU countries.
European Commission
https://ec.europa.eu/info/index_en
Shaping Europe’s digital future across different organisations, areas and countries.
IPCTN – Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional
https://www.dgeec.medu.pt/l/UvcnE
O IPCTN é o instrumento oficial (integra o Sistema Estatístico Nacional) de contabilização dos recursos humanos e da despesa em I&D, seguindo critérios acordados a nível europeu pelo EUROSTAT e em articulação com a OCDE.
SIGO – Sistema Integrado de Informação e Gestāo da Oferta Educativa e Formativa
https://www.sigo.pt/
Gestão da rede de oferta educativa e formativa e dos percursos educativos e formativos de jovens e adultos, abrange a rede de entidades formadoras do Sistema Nacional de Qualificações (SNQ), incluindo os Centros Qualifica.
Recursos Tecnológicos das Escolas
https://www.dgeec.medu.pt/l/4pRGt
RAIDES – Registo de Alunos Inscritos e Diplomados do Ensino Superior
https://www.dgeec.medu.pt/l/clmOt
Inquérito anual, de âmbito nacional, dirigido a todos os estabelecimentos do ensino superior, que visa caracterizar o sistema de ensino superior, na vertente de alunos inscritos e diplomados.
IUTIC – Inquérito à Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação na Administração Pública Central, Regional e nas Câmaras Municipais
https://www.dgeec.medu.pt/l/PQuAp
Clarivate
https://clarivate.com/webofsciencegroup/solutions/incitesba/
InCites Benchmarking & Analytics and My Organization
Links úteis
- Digital skills initiatives
- DG- CONNECT | Directorate‑General for Communications Networks, Content and Technology
- European Skills Agenda
- Broadband Commission
- Children in the digital environment
- Working Group on Education: digital skills for life and work
- Joint Research Centre (JRC)
- Shaping Europe’s digital future
- Rede de Polos de Inovação Digital
- Ponto Digital – Digital Skills and Jobs