SABER +

Plataformas de dados

Going Digital Toolkit

Going Digital Toolkit
https://goingdigital.oecd.org/
The Going Digital Toolkit helps countries assess their state of digital development and formulate policies in response. Data exploration and visualisation are key features of the Toolkit.

Portugal Digital

PORTUGAL DIGITAL
https://portugaldigital.gov.pt/indicadores/
A Portugal Digital existe para acelerar a transformação digital do país para que ninguém fique para trás, projetando Portugal no mundo, rumo a uma nação digital.

FCCN

FCCN Indicadores e Dados de Uso
https://www.fccn.pt/indicadores
Consulte informação relativa à performance dos serviços que a FCCN disponibiliza para efeitos de ensino a distância, nomeadamente número de participantes e sessões, acessos por geografia, evolução mensal, entre outros.

Pordata

PORDATA
https://www.pordata.pt
Recolha, organização, sistematização e divulgação da informação sobre múltiplas áreas da sociedade, para Portugal, municípios e países europeus.

pd_dados-gov

dados.gov
https://dados.gov.pt
O catálogo central de dados abertos em Portugal

Iniciativas digitais

Eu sou digital

EUSOUDIGITAL
https://www.eusoudigital.pt
Programa de Capacitação Digital que irá ajudar mais de 1 milhão de portugueses adultos que nunca usaram a internet.

Apps for Good

Apps for Good
https://www.appsforgood.org.pt
Um programa educativo tecnológico, que desafia alunos e professores a desenvolverem aplicações para smartphones ou tablets, mostrando-lhes o potencial da tecnologia na transformação do mundo e das comunidades onde se inserem.

upskill

UPskill
https://upskill.pt
Um projeto, de âmbito nacional, que tem como objetivo requalificar profissionais, de modo que, após o adequado período formativo, possam ser integrados nas Empresas que tenham necessidades de quadros nas áreas das tecnologias digitais.

id_EngPor1dia

Engenheiras Por Um Dia
https://www.engenheirasporumdia.pt/
O Projeto Engenheiras Por Um Dia promove, junto das estudantes de ensino não superior, a opção pelas engenharias e pelas tecnologias, desconstruindo a ideia de que estas são domínios masculinos.

id_Ensico

ENSICO
https://ensico.pt
A ENSICO defende o ensino da Computação para todos os estudantes do ensino Básico e Secundário propondo um programa e metas curriculares que promovem a literacia e ética digital assente no domínio das Ciências da Computação.

id_Nau

NAU
https://www.nau.edu.pt
Ensino e Formação Online para Grandes Audiências” é um projeto online, pioneiro a nível nacional, de suporte ao ensino e formação, dirigido a grandes audiências

Documentos de referência

Advanced Computing Portugal 2030

Advanced Computing Portugal 2030 ACP.2030
A science, innovation and growth strategy to foster Advanced Computing in Portugal in the European context, oriented towards building a world-reference high-performance computing ecosystem.

Estratégia AI 2030

AI PORTUGAL 2030
PORTUGUESE NATIONAL INITIATIVE ON DIGITAL SKILLS
An innovation and growth strategy to foster Artificial Intelligence in Portugal in the European context

The Digital Competence DigCom 2.2

DigComp 2.2 
The Digital Competence Framework for Citizens
The Digital Competence Framework for Citizen (DigComp) provides a common understanding of what digital competence is.

Closing_Gender_Gap

CLOSING THE GENDER GAP IN DIGITAL TECHNOLOGIES
The action plan is organised into different sections. A first part tries to demonstrate how this plan is integrated in wider and structural policies for equality promotion taking place at national and at the EU level. A second section is discussing the end of line problem – lack of women and girls in IT education fields and careers – by analysing its impact in women and girls’ opportunities to participate, in economy and in the wider society growth.

edados

Estratégia de Dados Abertos INCoDE.2030
A Estratégia de Dados Abertos (EDA) é proposta no âmbito do INCoDe.2030 e constrói sobre o trabalho que está a ser realizado internacionalmente sob as designações “Open Data” e “Open Science”.

Logo DESI_2

Índice de Digitalidade da Economia e da Sociedade  –  2022  |  2021

A Comissão Europeia acompanha, desde 2014, o progresso digital dos Estados-Membros através dos relatórios do Índice de Digitalidade da Economia e da Sociedade (IDES). Todos os anos, os relatórios incluem perfis nacionais, bem como capítulos temáticos que apresentam uma análise das principais áreas da política digital ao nível da UE.

DigitalEducation

A Educação Digital nas Escolas da Europa
Esta secção inicial coloca em destaque um conjunto de inferências particularmente relevantes para os decisores políticos, sendo o produto de uma análise aos dados nacionais efetuada a partir de uma abordagem comparativa.

Fontes de dados

DGEEC

DGEEC – Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência
https://www.dgeec.mec.pt
Estatísticas – Bases de Dados – Estudos – Parcerias – Inquéritos – Indicadores – Sistemas e Tecnologias

Eurostat

Eurostat –  European statistics
https://ec.europa.eu/eurostat
Eurostat offers a wealth of information: In order to present our statistics in a user-friendly and understandable way, we produce different products and tools for you which are all free of charge.

OCDE

OECD –  Organisation for Economic Co-operation and Development 
https://www.oecd.org
A unique forum and knowledge hub for data and analysis, exchange of experiences, best-practice sharing, and advice on public policies and international standard-setting.

DESI

DESI – Digital Economy and Society Index
https://digital-strategy.ec.europa.eu/en/policies/desi
The Digital Economy and Society Index (DESI) summarises indicators on Europe’s digital performance and tracks the progress of EU countries.

Logo EC

European Commission
https://ec.europa.eu/info/index_en
Shaping Europe’s digital future across different organisations, areas and countries.

IPCTN

IPCTN – Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional
https://www.dgeec.mec.pt/np4/206/
O IPCTN é o instrumento oficial (integra o Sistema Estatístico Nacional) de contabilização dos recursos humanos e da despesa em I&D, seguindo critérios acordados a nível europeu pelo EUROSTAT e em articulação com a OCDE.

SIGO

SIGO – Sistema Integrado de Informação e Gestāo da Oferta Educativa e Formativa
https://www.dgeec.mec.pt/np4/sigo
Gestão da rede de oferta educativa e formativa e dos percursos educativos e formativos de jovens e adultos, abrange a rede de entidades formadoras do Sistema Nacional de Qualificações (SNQ), incluindo os Centros Qualifica.

RecursosTecEscolas

Recursos Tecnológicos das Escolas
https://www.dgeec.mec.pt/np4/100/

Raides

RAIDES – Registo de Alunos Inscritos e Diplomados do Ensino Superior
https://www.dgeec.mec.pt/np4/raides/
Inquérito anual, de âmbito nacional, dirigido a todos os estabelecimentos do ensino superior, que visa caracterizar o sistema de ensino superior, na vertente de alunos inscritos e diplomados.

logoIUTIC

IUTIC – Inquérito à Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação na Administração Pública Central, Regional e nas Câmaras Municipais
https://www.dgeec.mec.pt/np4/12.html

Clarivate

Clarivate
https://clarivate.com/webofsciencegroup/solutions/incitesba/
InCites Benchmarking & Analytics and My Organization