Indicadores de formação avançada/Potencial Humano

Trabalhadores em TIC na Administração Pública

Ficheiro(s) dado(s):

Nota(s) técnica(s): 

  • Nos ficheiros de dados selecionar os capítulos “Recursos Humanos em Tecnologias de Informação e Comunicação”

Designação do(s) indicador(es):

  • Trabalhadores da Administração Pública Central e Regional afetos exclusivamente às TIC (%)
  • Trabalhadores das Câmaras Municipais afetos exclusivamente às TIC (%)
  • Trabalhadores em TIC na Administração Central, Regional e Câmaras Municipais, por sexo (%)

Informação adicional:  

  • % em relação ao número total de trabalhadores nos Organismos e nas Câmaras Municipais.
  • No IUTICAP, a população-alvo é constituída pelos organismos da Administração Central e Regional (exceto fundos de segurança social), constituídos em pessoas coletivas, com exceção das empresas públicas sob controlo de uma unidade da Administração Central ou Regional, Universidades, Estabelecimentos de ensino, Estabelecimentos hospitalares e estruturas temporárias. A base de inquirição é da responsabilidade do Instituto Nacional de Estatística (INE), tendo por referência o ficheiro das Contas Nacionais. Este ficheiro é atualizado anualmente, pelo que os organismos inquiridos no âmbito do IUTICAP podem variar de ano para ano.
  • No IUTICAP e IUTICCM os dados de recursos humanos reportam-se a dezembro do ano anterior ao ano de referência da inquirição. A partir de 2022, ano de referência do inquérito, iniciou-se recolha de dados por sexo para este indicador.
  • O conceito de trabalhador inclui todas as pessoas que, no período de referência, participaram na atividade dos Organismos, qualquer que tenha sido a duração dessa participação, vinculadas ou não por um contrato de trabalho e recebendo ou não remuneração. Inclui bolseiros, trabalhadores temporários, trabalhadores independentes, entre outros.
  • O conceito de trabalhador TIC considera o pessoal informático (programadores, analistas de sistemas, técnicos de software, técnicos de hardware, formadores e outro pessoal técnico), o pessoal afeto à manutenção e configuração da infraestrutura de comunicações e telecomunicações e ainda o pessoal afeto à produção de conteúdos multimédia para os websites.

Fonte(s):

DGEEC, Inquérito à Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na Administração Pública Central e Regional (IUTICAP)
DGEEC, Inquérito à Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Câmaras Municipais (IUTICCM)

Eixo INCoDe.2030:  Formação avançada

Categoria INCoDe.2030: Potencial Humano

Meta INCoDe.2030: N.A.

DESI: N.A.