Indicadores de formação avançada/Potencial Humano

Inscritos no Ensino Superior em cursos TIC


Ficheiro(s) dado(s):

Nota(s) técnica(s): N.A.

Designação do(s) indicador(es):

  • Inscritos no Ensino Superior em cursos classificados na área de formação e educação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) (%)
  • Inscritos no Ensino Superior em cursos de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) (%)
  • Homens e Mulheres inscritos(as) no Ensino Superior em cursos classificados na área de formação e educação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) (%)
  • Inscritos no 1.º ano, pela 1. º vez, no Ensino Superior em cursos classificados na área de formação e educação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) (%)
  • Inscritos no 1.º ano, pela 1. º vez, no Ensino Superior em cursos de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) (%)

Informação adicional:

  • Inclui os inscritos em todos os cursos ministrados em estabelecimentos de ensino superior, exceto os inscritos que estejam apenas a elaborar dissertação, trabalho de projeto ou estágio final e os inscritos em especializações que não cumpram, cumulativamente, os seguintes requisitos: 60 ECTS, 300 horas letivas de contacto distribuídas por 2 semestres letivos e avaliação final. Inclui ainda os inscritos em mobilidade internacional.
  • Considera-se como inscritos no Ensino Superior no 1.º ano, pela 1.ª vez, os alunos que se inscreveram no 1.º ano, pela 1.ª vez, num determinado curso de um estabelecimento.
  • O indicador referente a TIC (CNAEF2013 – 06) contempla os cursos classificados na área de educação e formação 06 – “Tecnologias de informação e comunicação (TICs)”, prevista na Classificação Nacional das Áreas de Educação e Formação 2013 (CNAEF2013). Esta está de acordo com a versão portuguesa da Classificação Internacional Tipo da Educação: áreas de educação e formação 2013 (CITE F-2013), cuja versão foi aprovada pelo Conselho Superior de Estatística, em substituição da CNAEF 2003. Segundo esta classificação, a área de educação e formação 06 considera somente os cursos que eram classificados ao nível 2 na área de educação e formação “Informática”, da anterior ISCED/CITE 1997. Embora contemple uma versão restrita de cursos TIC, é esta classificação que é utilizada para comparação internacional.
  • O indicador referente a TIC, para além de contemplar todos os cursos classificados na área de educação e formação 06 – “Tecnologias de informação e comunicação (TICs)”, considera também outros cursos que embora classificados em outras áreas de formação e educação permitem adquirir conhecimentos e competências no domínio das TIC. (Consultar tabela de todos os cursos TIC)

Fonte(s):

DGEEC, Inquérito ao Registo de Alunos Inscritos e Diplomados do Ensino Superior (RAIDES)

Eixo INCoDe.2030:  Formação avançada

Categoria INCoDe.2030: Potencial Humano

Meta INCoDe.2030: N.A.

DESI: N.A.