Indicadores de qualificação/potencial humano

Indivíduos com competências de Software

Ficheiro(s) dado(s):

Nota(s) técnica(s):

  • No ficheiro de dados selecionar: Information Society indicator: Individuals who have basic software skills; Individuals who have above basic software skills; Individual type: All individuals; Unit of measure: Percentage of individuals

Designação do(s) indicador(es):

  • Indivíduos com competências básicas e mais do que básicas de Software (%) [Indicador DESI]
  • Indivíduos com competências  básicas de Software (%)
  • Indivíduos com competências mais do que básicas de Software (%) 

Informação adicional:

  • O indicador refere-se a indivíduos com idades compreendidas entre os 16 e os 74 anos com competências básicas ou mais do que básicas de Software.
  • Competências de software: criação e edição de novos conteúdos (desde processamento de texto a imagens e vídeo); integração e uso conhecimentos e conteúdos já existentes; produzir conteúdos criativos, produções multimédia e programação; tratar e aplicar direitos de propriedade intelectual e licenças. Atividades utilizadas para o cálculo das competências de software (para manipulação de conteúdos): Lista A: Usou software de processamento de texto; usou software de folha de cálculo; usou software para editar fotos, vídeo ou ficheiros de áudio. Lista B: Criou uma apresentação ou documento com texto, imagens, tabelas ou gráficos; utilizou funções avançadas de folha de cálculo para organizar e analisar dados (ordenação, filtros, utilização de fórmulas, criação de gráficos); escreveu código numa linguagem de programação. Definição dos níveis de competências de software: Básico: uma ou mais atividades da lista A e nenhuma da lista B; Acima do básico: pelo menos uma atividade da lista B.
  • Para informação sobre a metodologia da construção do indicador deve também ser consultada a metainformação do Eurostat associada ao mesmo (item 4.1.4 Software skills), através do link: Explanatory texts (metadata)
  • O indicador nacional “% de indivíduos com competências básicas e mais do que básicas de Software” resulta da soma dos valores dos indicadores: “% de indivíduos com competências básicas de Software” e “% de indivíduos com competências mais básicas de Software”.
  • Não existem dados disponíveis para este indicador para ano de 2018.
  • Na comparação internacional considera-se o país da União Europeia (UE)  com os valores máximos em cada ano e o agregado da UE28.

Fonte(s): Eurostat, ICT Households and Individuals

Eixo INCoDe.2030: Qualificação e Requalificação

Categoria INCoDe.2030: Potencial Humano

Meta INCoDe.2030: N.A

Indicador DESI: 2a3 At least basic software skills