Indicadores de investimento/investigação

Produção Científica indexada na Web of Science – top 10% mais citadas em STEM

 

Ficheiro(s) dado(s):

Nota(s) técnica(s):

  • Os dados resultam de apuramentos efetuados a partir da plataforma internacional InCitesTM, produto da Clarivate Analytics. As métricas disponibilizadas na referida plataforma têm como fonte de informação a base de dados Web of Science (core collection).
  • Os apuramentos contemplam apenas os documentos citáveis, artigos e revisões, e seguem a classificação de áreas científicas Web of Science (WoS), da Clarivate Analitycs.
  • Das 256 áreas científicas existentes na classificação WoS, selecionaram-se as áreas relacionadas com as STEM, que podem ser consultadas aqui. Note-se que cada publicação pode ser contabilizada em mais do que uma área científica.
  • STEM é um acrónimo em inglês para “Science, Tecnology, Enginnering and Mathematics”, que significa “Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática”.
  • Considerando que as oscilações anuais dos indicadores de baseados no número de citações podem ser significativas, por exemplo, em áreas científicas com um número reduzido de publicações por ano, todos os dados relativos ao número e à percentagem de publicações no top 10% são apresentados com agregação por quinquénio. Estes foram tratados como uma sequência, em que a cada quinquénio seguinte se adiciona um ano no início e no fim, de forma a funcionar como uma espécie de “média móvel”, para suavizar flutuações curtas e destacar tendências de longo prazo. Os cálculos são feitos com base nos documentos publicados no conjunto dos cinco anos e nas citações recebidas por esses documentos no mesmo período.

Designação do(s) indicador(es):

  • Publicações em STEM no Top 10% mais citadas (Nº e %).

Informação adicional:

  • O número e a percentagem de publicações no Top 10% mundial de citações quantificam a presença de um conjunto de publicações entre as 10% mais citadas de toda a base de dados. O percentil de uma publicação é calculado a partir do número de citações, comparando publicações da mesma área científica, tipo de documento e ano de publicação.
  • Para ser possível a comparação referente aos quinquénios completos para a UE, foram incluídos os dados do Reino Unido em todos os quinquénios.
  • A base de dados utilizada está em permanente atualização, devendo assim ter-se em conta a data de extração dos dados.
  • Os dados foram extraídos a 25-10-2023.

Fonte(s):
DGEEC; InCitesTM database, Clarivate Analytics.

Eixo INCoDe.2030: Investigação

Categoria INCoDe.2030: Investimento

Meta INCoDe.2030: N.A.

Indicador DESI: N.A.